quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Currículo Educacional na Prática do Real, Oculto e Prescrito na Escola

                  

De forma ampla ou restrita, o currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola e segundo César Coll, as atividades educativas escolares correspondem à ideia de que existem certos aspectos do crescimento pessoal, considerados importantes no âmbito da cultura do grupo, que não poderão ser realizados satisfatoriamente ou que não ocorrerão de forma alguma, a menos que seja fornecida uma ajuda específica, que sejam exercidas atividades de ensino especialmente pensados para esse fim. São atividades que correspondem a uma finalidade e são executados de acordo com um plano de ação determinado, isto é, estão a serviço de um projeto educacional. A função do currículo escolar, sua razão de ser, é  a de explicar o projeto político pedagógico as intenções e o plano de ação que preside as atividades educativas escolares, pois o currículo enquanto projeto é um guia para os encarregados do seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática  pedagógica, uma ajuda para o professor.
                                                            

Currículo Real 

É planejado pelo professor, que ao mesmo tempo é a aceitação do aluno ao aprendizado, pois está criando uma interação entre aluno e professores e essa interação leva o aluno a novas descobertas científicas e ao mundo maravilhoso do conhecimento. Esses educadores são capazes de causar grandes impactos positivos em seus alunos, pois trás todo conhecimento adequado para o aprendizado de seus alunos.
                           

Currículo Oculto 

Esta em volta de todos os acontecimentos no cotidiano escolar, gerados através da convivência dos alunos e educadores, é um movimento constante de atitudes, e novas descobertas, que agem justamente no emocional do aluno, para isto todos os colaboradores da escola devem trabalhar unidos para que sempre estabeleça a harmonia dentro e fora dos muros da escola.
                                      

Currículo Prescrito

Tem em seu formato o que já é estabelecido,ou seja, formado antes nacionalmente seguindo para órgãos Federais, Estaduais e Municipais sem fugir ao PCN, LDB lei n 9394/96, dentre outros ajustes que são unidos para dar suporte aos alunos no ambiente escolar.
       

                             Veja estes Vídeos !


O vídeo demonstra com exatidão o que foi apresentado a vocês na prática da construção curricular e sua total importância na gestão do sistema educacional.


Convido vocês agora a debatermos

A importância do currículo escolar, o seu objetivo de planejamento e o quanto ele faz diferença na vida de todos os envolvidos neste processo. Pergunto agora a vocês seria possível uma escola funcionar sem planejamento administrativo e principalmente didático. O que você leitor neste momento compreende de currículo escolar, aguardo sua opinião!


Aguardo Comentário!
Saiba Mais:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp



Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM ESPECIAL DO BLOG!

Clique aqui e escolha um para o seu Blog ou Site!
" 15 de outubro dia dos Professores, Felicidades!"